Home Localização Mapa do Site

 

 

 

Planas Inclinadas

 

 

 

Coberturas

 

Planas Inclinadas
Planas Invertidas

 

Menu

 

A Empresa
Montra de Marcas
Isolamentos
Sancas & Decoração
Pavimentos
Gesso Cartonado
Contactos
 


Tel: 21 973 0700
Fax: 21 973 0707



 



 

 

 

ROOFMATE PT
A laje não deve apresentar irregularidades que impeçam a boa aplicação das placas de isolamento térmico.
 

Executa-se um dente de apoio e travamento na zona de beirado e nas restantes zonas periféricas da cobertura que se destina a receber as fiadas periféricas de placas ROOFMATE* PT. Este travamento, que tem por objectivo evitar o deslizamento da camada de isolamento, poderá ser de argamassa ou madeira. É conveniente a execução de orifícios na espessura deste elemento de travamento (na zona de beirado) como forma de serem drenadas humidades que possam eventualmente acumular-se.
 

Recomenda-se iniciar a aplicação das placas de isolamento pela zona de beirado, seguindo a aplicação na direcção da pendente até à linha de cumeeira.

As placas são dispostas com os canaletes na direcção paralela à linha de cumeeira (ripados de apoio à telha executados in-situ) ou com os canaletes na direcção perpendicular à linha de cumeeira (ripados de apoio à telha pré-fabricados) e com juntas transversais desencontradas, por forma a existir um bom travamento e distribuição de cargas.
 

Fixação das placas de isolamento:
 

Em coberturas com inclinações inferiores a 15º (27%), as placas ROOFMATE PT poderão estar simplesmente apoiadas, não sendo necessária qualquer fixação, à excepção de coberturas expostas a condições especiais de vento.
 

Para inclinações compreendidas entre os 15º (27%) e os 45º (100%), aplicam-se quatro fixações mecânicas plásticas (buchas para fixação de isolamento térmico) por placa, colocadas a uma distância aproximada de 100/150 mm dos cantos (recomenda-se que as buchas penetrem cerca de 30 - 40 mm no suporte).
 

Como alternativa, e em pendentes compreendidas entre os 15º (27%) e os 30º (58%), a fixação poderá ser realizada mediante um meio aderente compatível. De facto, a superfície das placas ROOFMATE PT é rugosa, permitindo, assim, a sua fixação sem se recorrer a meios perfurantes, o que é recomendável em situações de coberturas onde também seja instalado um sistema de impermeabilização. A título de exemplo, podem indicar-se colas de poliuretano, cimento-cola, etc; deverá consultar-se o fabricante do meio aderente escolhido para confirmar da sua compatibilidade com a espuma de poliestireno extrudido (XPS). Não são aceitáveis colas que contenham solventes.
 

Para inclinações superiores a 45° (100%), é necessária a fixação mecânica, sendo recomendável a fixação em seis pontos por placa.
 

 

Após instalada a superfície de isolamento térmico ROOFMATE PT, executa-se o sistema de apoio às telhas (que nunca deverá ser dispensado) em ripados ou cordões de argamassa executados in-situ. Estes ripados ou cordões em argamassa deverão ter dimensões aproximadas de 30 mm de altura e 100 mm de largura e deverão ser executados por forma a penetrarem bem nos canaletes das placas de isolamento. Deve ainda fazer-se um esquartelamento dos ripados ou cordões com o objectivo de se evitarem fissuras devidas à acção térmica.
 

 


Uma opção alternativa será a aplicação de ripados pré-fabricados em betão ou madeira, que são instalados sobre as placas ROOFMATE PT (com os canaletes na direcção perpendicular à linha de cumeeira) e fixos ao suporte estrutural.
 

Finalmente, são colocadas as telhas que poderão ser cerâmicas ou de betão.
 

* Marca Registada - The Dow Chemical Company
 

 


 


ROOFMATE TG

Depois de executada a estrutura, faz-se a aplicação das placas de isolamento térmico ROOFMATE TG, que são fixas através de sistema adequado ao tipo de estrutura.
 

Fixação das placas de isolamento:
 

Estrutura em madeira:
As placas ROOFMATE TG são aplicadas sobre a estrutura e poderão ser fixas directamente através de pregos ou parafusos auto-perfurantes, sendo ainda necessária a utilização de uma anilha com um diâmetro superior a 30 mm; em alternativa, poderão as placas ser fixas através da fixação do contra-ripado a aplicar sobre as placas ROOFMATE TG.
 

Nos casos em que se instale uma superfície contínua para apoio de um sistema de impermeabilização, a fixação é executada da mesma forma, atravessando esta superfície.
 

Os produtos utilizados no tratamento das madeiras devem ser compatíveis com a espuma de poliestireno extrudido (XPS), pelo que se recomenda a consulta aos fabricantes destes produtos. Não são aceitáveis produtos que contenham solventes.
 

Estrutura em vigotas pré-fabricadas de betão ou perfis metálicos:

As placas ROOFMATE TG são aplicadas sobre a estrutura através de grampos/abraçadeiras, de modo a que não sejam perfurados os elementos estruturais. Como alternativa (de recurso) poderão ser utilizados parafusos auto-perfurantes com uma anilha de diâmetro superior a 30 mm.
 

Em qualquer dos casos:
 

Cada placa deve ter sempre dois apoios (por forma a ter quatro pontos de fixação, dois em cada apoio), pelo que a distância a eixo entre apoios não deverá ser superior a 1,25m, medida que corresponde a metade do comprimento da placa (2.50m).
 

É extremamente importante que a superfície de isolamento térmico com ROOFMATE TG seja contínua. A interrupção do isolamento na estrutura implica a existência de pontes térmicas, originando zonas preferenciais de condensações.
 

As placas são aplicadas com as juntas transversais desencontradas para que exista um adequado travamento da superfície de isolamento térmico.
 

É também possível a aplicação das placas ROOFMATE TG sob a estrutura. No entanto, neste caso a estrutura permanece do lado não isolado, não beneficiando das vantagens em estar protegida das variações da temperatura exterior. Aplicada sob a estrutura, a camada de isolamento térmico pode estar associada a uma sistema de forro ou tecto falso.
 

 

Nos casos em que se aplique um sistema de impermeabilização da cobertura, será executada uma superfície contínua de suporte à impermeabilização, seguida da sua instalação, antes da aplicação das placas de isolamento térmico.
 

Depois de devidamente instalada a camada de isolamento térmico, executa-se o sistema de contra-ripado e ripado de apoio às telhas.
 

Finalmente, são colocadas as telhas.
 


 

 

 Home Topo Seguinte

Copyright 2006

Tectoarte - Coberturas Planas Inclinadas